Tuesday, July 16, 2013

Cristais de memória podem armazenar até 360TB

Cristais de memória podem armazenar até 360TB

Cristais de memória podem armazenar até 360TB
Cientistas do Centro de Pesquisa Optoeletrônica da Universidade de Southampton utilizaram nanoestrutura de vidro para demonstrar de forma inédita, os processos de gravação e recuperação de dados digitais em 5 dimensões, através de laser Femtosecond (tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos). O experimento abre um novo “leque” de possibilidades em se tratando de capacidade de armazenamento em mídia óptica, possibilitando atingir 360TB, mantendo a integridade dos dados em uma temperatura de até 1000°C, além de possibilitar o armazenamento por tempo ilimitado.
Chamado carinhosamente pelos pesquisadores de “cristal de memória  do Superman” (uma vez que a tecnologia lembra os cristais de memória do filme do Super Homem), os dados são gravados por meio de nanoestruturas auto-montadas criadas em quartzo fundido, capazes de armazenar grandes
quantidades de dados por mais de um milhão de anos.
(Cena do filme do Super Homem com os cristais de memória)

A codificação da informação é realizada em cinco dimensões: tamanho e orientação  para além da posição tridimensional das nanoestruturas.

O experimento gravou com sucesso uma cópia digital de 300kb de um arquivo de texto em 5D usando pulsos de luz extremamente curtos e intensos (laser Femtosecond) . O arquivo foi escrito em três camadas de pontos nanoestruturados, separados por cinco micrômetros (um milionésimo de metro).
(Detalhe do laser Femtosecond)

As nanoestruturas auto-montadas mudaram a maneira de como a luz viaja através do vidro, alterando a polarização da luz que pode ser lido pela combinação de microscópio óptico e de um polarizador - semelhante ao encontrado nos óculos de sol polarizados.

A equipe do Centro de Pesquisa Optoeletrônica está a procura de empresas interessadas em transformar a descoberta em um produto comercial.
Busca Driver

No comments:

Post a Comment